Fonte site FNQ : http://www.fnq.org.br/16/04/2008
Encontro mostra a relevância da boa gestão nas MPEs
A importância de se adotar um modelo de gestão em micro e pequenas empresas (MPEs) foi tema de conversa entre os vencedores do Prêmio Mulher de Negócios e do Prêmio Competitividade - ambos promovidos pelo Sebrae - e executivos da FNQ.
Empreendedores de 30 MPEs agraciados em 2007 participam do Seminário, além de 10 empresárias reconhecidas com o Prêmio Mulher de Negócios. Pela FNQ, estiveram o coordenador do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), Gustavo Utescher, e a coordenadora da Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência, Juliana Iten.
A atividade fez parte do primeiro dia do 16º Seminário Internacional Em Busca da Excelência, realizado de 16 a 18 de abril no Hotel Transamérica, em São Paulo.Utescher e Juliana apresentaram como funciona o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) disseminado pela FNQ e mostraram como ele pode ser utilizado por micro e pequenas organizações. "A complexidade aparente do sistema faz com que algumas organizações acreditem que ele seja aplicável apenas em grandes corporações", argumenta Utescher. E completa que "a sobrevivência das MPEs também depende de sua capacidade de competir no mercado". Por isso, a preocupação da FNQ em disseminar as boas práticas e a cultura da excelência para esse público.
Os empreendedores, dos mais variados setores e vindos de diversas partes do País, demonstraram entusiasmo durante a troca de idéias que consumiu toda a manhã do primeiro dia de evento.
Palavras dos ganhadores
Ronaldo Dias Oliveira, diretor da Brasil Price Contábil, empresa de consultoria em contabilidade, localizada em Araguaina/TO, com 15 empregados e uma das vencedoras do Prêmio de Competitividade para MPEs, contou que a empresa teve dificuldades em inserir práticas de gestão em seu no cotidiano. “O turbilhão de atividades rotineiras, nos impossibilita de mobilizar os colaboradores constantemente. Esta é a parte mais difícil do processo", confessa Oliveira.
Mas o diretor não desistiu e disse que "mais do que uma premiação, para nós a conquista deste prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, garante. O próximo desafio da Brasil Price é participar das competições regionais de gestão. Outro ganhador, Evandro Kostycz, gerente administrativo da RDK Indústria e Comércio, uma empresa de tornearia localizada em Cascavel/PR, disse que os processos de premiação ajudam muito na profissionalização da empresa, pois “apresentam maneiras de refletir e analisar suas práticas de gestão", garente. Ele ressalta também que "automaticamente, esta avaliação se torna uma melhoria contínua e quase uma consultoria”. Assim como Oliveira, o executivo da RDK lembrou das dificuldades de mobilizar a equipe para a implementação de boas práticas na pequena fábrica em que trabalham 12 pessoas.
(...)
Por: Tatiana Assumpção (FNQ) 16/04/2008.