O programa abrangeu NF-eletrônica, Escrita Fiscal Eletrônica e Escrituração Contábil Digital.
Este é um processo contínuo que vai requerer das empresas uma atenção muito grande nas informações que estão sendo geradas na contabilidade, pois as mesmas devem estar muito bem elaboradas para que não haja inconsistências ou incoerências.
A Brasil Price já realizava, independente de qualquer obrigação eletrônica, várias análises e conferências de informações sobre estoque, vendas, compras, bancos, clientes e fornecedores e impostos, cruzando sempre estes dados com as várias obrigações acessórias impostas pelos fiscos, estaduais, federais e municipais, garantindo assim que as informações contábeis estejam consistentes e fidedígnas, dando aos nossos clientes maior a tranqüilidade e segurança.
Porém é importante ressaltar que essas informações dependem muito do grau de organização do cliente, do grau de maturidade do seu sistema de informações (ERP) e do nível de controle e gestão dos processos administrativos daquele. Pois o SPED, têm uma variedade de consistência muito elevada o que exigirá das empresas cada vez mais atenção com coisas aparentemente simples como cadastro de fornecedores e clientes, por e.
Para se ter uma idéia, na escrita fiscal eletrônica a simples informação do que está sendo adquirido na Nf fiscal, que normalmente tem código, descrição, quantidade e valor total, na NF-e, esta mesma informação possui nada mais nada menos que 37 campos diferentes, trazendo inclusive a tributação de todos os tributos Estaduais, Federais e municipais.
Assim é necessário que as empresas busquem se preparar e se estruturar para cumprirem todas essas obrigações. A contabilidade digital deverá ser entregue à Receita Federal relativa a todo o ano de 2009 por empresas optantes do Lucro Real. E a NF-e possui um calendário que vai obrigando o seu uso dependendo da atividade econômica da empresa cadastrada no CNPJ. No Tocantins, desde Abril/2008, já há vários setores obrigados à emissão da mesma.
Segundo Wesley Brito Correia, Supervisor Contábil da Brasil Price "Estamos entrando em uma nova era nos setores contábil e fiscal e que não dá pra fazer malabarismos para tentar enganar o fisco, e sim cada vez mais deve estar bem preparado e bem acompanhado e informatizado para não ter possíveis dores de cabeça com fiscalizações e multas."
Já Maria Rosana, Supervisora Tributária afirma que estamos no meio de uma verdadeira revolução digital e tributária, um assunto que vem se comentando há muito tempo, mais que sempre havia aquela velha história: "isso só acontecerá no futuro". Pois bem, o futuro chegou, ressalta. É hora de acompanhar as informações e mudanças que surgem todos os dias, tanto os profissionais contábeis como os empresários que querem ser bem sucedidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião sobre esta matéria!