JÁ PAGUEI ISTO TUDO DE IMPOSTO??!!!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

JUCETINS JÁ FORNECE O CNPJ COM CONTRATO SOCIAL

DIMINUIÇÃO DA BUROCRACIA, A PARTIR DE AGORA, A JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO TOCANTINS JÁ FORNECERÁ O NÚMERO DO CNPJ JUNTO COM O REGISTRO DO CONTRATO SOCIAL. BOA NOTÍCIA PARA OS EMPRESÁRIOS. ISSO DIMINUIRÁ EM CERCA DE 3 DIAS O PROCESSO DE ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS.

PORÉM HÁ QUE SEGUIR ALGUMAS REGRAS:

a) Preencher e transmitir o CNPJ pra Receita (antes de enviar o contrato pra Junta comercia;

b) Escolher no momento da Trasmissão a Junta Comercial e já colocar a expressão ME ou EPP caso seja do simples nacional;

c) Imprimir e assinar com firma reconhecida o DBE que antes só era impresso após o contrato ser aprovado na Jucetins

d) Maiores inormações na Matéria Abaixo:

Convênio simplifica abertura de empresas

Para facilitar a vida do empresário tocantinense, a Junta Comercial do Estado do Tocantins–Jucetins acaba de disponibilizar mais um serviço via Internet. Agora já é possível a obtenção do CNPJ-Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica pela Jucetins sem ser necessário comparecer à Receita Federal. Anteriormente o documento só era emitido pela Receita.

O convênio celebrado entre a Jucetins e a Receita Federal, com a finalidade de viabilizar a obtenção do CNPJ, juntamente com a Inscrição de uma empresa, foi oficializado na tarde do dia 17/04, na Receita Federal, em Palmas, em coletiva para a imprensa, com a presença do Delegado da Receita, Rodrigo de Almeida Accioly, do Vice-Presidente da Jucetins, Erlan Milhomem, do Delegado Adjunto da Receita, Gustavo da Silva Oliveira e do Diretor Administrativo da Jucetins, Anderson Martins.

A Receita Federal disponibilizou para download, em sua página na internet, a nova versão do aplicativo CNPJ utilizado pelo empresário, a fim de solicitar inscrição, alteração, com a opção de escolher a Junta Comercial no momento de encaminhar a solicitação via Internet.

Já firmado em 20 estados da Federação, o convênio com o Tocantins foi celebrado no início de 2007, porém, por problemas técnicos operacionais, só iniciou, em fase de teste, no mês de março, estando agora em plena operacionalidade.

A parceria entre a Jucetins e a Receita Federal destaca-se como de fundamental importância no contexto operacional da Jucetins, tendo em vista que o empresário terá, concomitantemente ao registro de sua empresa, o número do CNPJ. “A iniciativa, além de viabilizar inovações, busca seguir a tendência atual de simplificação de atos, com vistas a agilizar os procedimentos necessários à abertura de empresas mercantis,” destaca o presidente da Jucetins, Raimundo Arruda Bucar (Dr Xuxu Bucar).

Orientações

É necessário o preenchimento de alguns requisitos básicos, como segue abaixo, para se ter sucesso na obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), utilizando o convênio da Jucetins com a Receita Federal

Preencher a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ) e/ou Quadro de Sócios e Administradores (QSA) de acordo com os dados que constarão do ato constitutivo ou alterador;

No momento da solicitação escolher a opção encaminhar solicitação para a Junta Comercial.

Caso opte pela Junta Comercial, deverá ser anexado junto ao ato constitutivo ou alterador o documento básico de entrada (DBE) devidamente assinado pelo representante legal da empresa, com firma reconhecida;

Se o DBE for assinado por procurador, anexar a procuração;

As informações mencionadas na FCPJ devem estar idênticas as do ato constitutivo ou alterador, em caso de divergência o processo será indeferido;

Se a empresa estiver solicitando enquadramento de ME ou EPP na Junta Comercial, já deverá acrescentar na FCPJ a expressão ME ou EPP em seguida ao nome empresarial;

Os eventos de cancelamento de inscrição e alteração do porte, bem como extinção e cancelamento de empresas, não poderão ser praticados na Junta Comercial, somente, somente na Receita Federal.

É importante ressaltar que, para obter o CNPJ através do convênio Jucetins/ Receita Federal, o DBE terá que ser encaminhado a Junta Comercial mediante a entrada ou retorno junto com o ato constitutivo ou alterador. Caso contrario o DBE será invalidado mesmo se a opção for direcionada a uma unidade da junta comercial.

2 comentários:

  1. Ajude-me, por favor.
    Como devo fazer no preenchimento do DBE no caso de finalidades alteração de endereço, de razão social juntamente com abertura de filial. Nao consigo encontar uma forma para as duas opções, simultaneamente.
    Fico no aguardo.
    Nivaldo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Tenho algumas dúvidas quanto preenchimento da QSA.

    Após inscrever minha empresa na Junta Comercial, baixei o CNPJ e comecei a fazer o cadastro.
    Não tive problemas, emiti o DBE e fui à uma agência da RFB pra dar entrada nos documentos.

    Porém, acessei o site da mesma e minha solicitação foi indeferida.
    Voltei à agência da RFB e a analista me informou que eu deveria informar na QSA a participação de cada sócio no capital social.

    Voltei pro escritório e tentei fazer o que a analista recomendou, porém, não consegui inserir o valor, apenas a porcentagem de cada sócio no capital social.

    Podes me ajudar?

    Aguardo contato por email.

    Abraço,

    Fernando

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião sobre esta matéria!