Artigo importante para qualquer profissional da área contábil:
A nova geração de profissionais da contabilidade
Recebi o e-mail abaixo em 14/5/2009. O texto, publicado com autorização do autor, demonstra maturidade, lucidez, humildade e sabedoria.
“Meu nome é Wellington Costa, tenho 26 anos, moro em Montes Claros-MG, sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros e Pós Graduando em Tecnologia e Gestão da Informação pela Faculdade Santo Agostinho. Apesar da minha formação ser em Contabilidade, não atuo propriamente dito na área, sempre atuei e atuo na área de Tecnologia da Informação, como programador, professor de informática e analista de sistema. Atualmente trabalho em uma indústria de medicamentos veterinários aqui mesmo em Montes Claros, a Vallée (www.vallee.com.br), na qual, sou um dos responsáveis técnicos pelo implantação do projetoSPED.
Antes de qualquer coisa, queria primeiramente te parabenizar pelo grande trabalho que vem fazendo junto a classe contábil e até mesmo junto a sociedade no que diz respeito ao Sistema Público de Escrituração Digital, que culminou na bela obra ‘Big Brother Fiscal na Era do Conhecimento’, que diga-se de passagem é um livro fascinante que retrata de forma clara e objetiva do que realmente se trata o SPED e o processo de transformação que a Tecnologia da Informação tem provocado na sociedade.
Apesar de ainda não ter a o prazer de conhecê-lo pessoalmente, sou acompanhante assíduo do seu trabalho, antes mesmo de comprar o seu livro, já acompanho a algum tempo, através do seu blog, de palestras, de apresentações no Café com Contabilista.
Uma fato já não nos resta dúvida. Com o SPED a contabilidade tradicional está passando por uma verdadeira revolução digital, e está envolvendo um grande aparato de recursos tecnológicos (tanto por parte do fisco, quanto por parte dos contribuintes). Podemos esperar que novos tempos estão por vim, principalmente para os profissionais da área contábil.
A Tecnologia da informação empregada as práticas contábeis deixou de ser apenas uma tendência, agora já é uma realidade e não precisa ser um nenhum especialista no assunto para perceber que, aqueles que não se adaptarem a esse novo cenário, muito provavelmente terão muitas dificuldades em se manter no mercado.
Muitas acham que foi um verdadeiro ‘boom’, tudo aconteceu de repente, mas quem acompanha de perto sabe muito bem que isso não é verdade. Tudo isso vem acontecendo gradativamente . Ou as pessoas não queriam perceber ou realmente não perceberam, mas não quero entrar nesse mérito. O que quero dizer é que muito vem se discutindo sobre o impacto do projeto SPED para as empresas, para o fisco, para a sociedade, para os profissionais de contabilidade e até mesmo para os profissionais de TI, mas pouco tem dado ênfase para formação dos futuros contadores.
O que as escolas, universidades e faculdades de Ciências Contábeis no Brasil estão fazendo para se preparar para essas mudanças que vem acontecendo?
Digo ‘que vem acontecendo’ mais por força de expressão, mesmo porque muitas delas já aconteceram. E agora? As universidade estão se movendo em relação a isso? Os professores de contabilidade estão preparados?
Percebo que as universidades não tem dado um importância devida a esse assunto e continuando formando contadores com uma lacuna na sua formação.
Eu me formei em 2004, e mesmo a 5 anos atrás já percebia que a universidade deveria dar uma maior atenção às disciplinas voltadas a Informática. Inclusive isso foi tema do meu trabalho de conclusão de curso. Agora imagino que isso deve ter acentuado ainda nos dias de hoje.
Certificado Digital, ERP, XML, Criptografia, Assinatura Eletrônica, Anti-Vírus, Backup, Web Services, tudo isso são conceitos que agora fazem parte da vida de um contador, que queira ou não. Acredito também, que seja o momento para se discutir o que um acadêmico de um curso de Ciências Contábeis deve saber de Tecnologia da Informação?
Recentemente visitei a universidade estadual aqui da minha cidade justamente para levantar essas questões e saber o que o departamento estava fazendo em face a essa nova realidade. Fiquei feliz em saber que eles já estão se movendo e elaborando um novo projeto pedagógico a fim de adaptar a grade curricular do curso de Ciências Contábeis para o próximo ano. Diante disso me prontifiquei a participar e de alguma forma contribuir na reformulação dessa grade, especificamente no que diz respeito a necessidade de adaptações e/ou novas disciplinas relacionadas a Tecnologia da Informação e ao SPED.
Pois bem, o motivo de seu meu contato é para abrir um discussão com o senhor a respeito desse assunto que acredito ser de muita importância e que merece nossa atenção.
Atenciosamente,
Wellington Costa Silva
wcostasilva@gmail.com“
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião sobre esta matéria!