O LINK COMPLETO é este, e abaixo um resumo:
Postado por admin | Postado em Conectividade Social | Data: 26-05-2011
A Conectividade Social ICP já está no ar e os prazos para que cada empresa se adéque as novidades também já foi estipulado, porém até mesmo quem é da área contábil ainda tem as suas dúvidas quando o assunto é a certificação digital.
O certificado digital é uma credencial que mantém dados essenciais de seu portador – pessoa física ou empresa – e pode ser utilizado para inúmeros serviços na empresa, escritório contábil e com a Receita Federal.
Qual o certificado ideal para o acesso à Conectividade Social?
- Profissionais liberais (que nunca precisaram ter CNPJ): e-CPF – versão online do CPF. Contudo, será necessário que o profissional compareça à Caixa para que o número do CEI (Cadastro Específico do INSS) seja acrescido como chave de acesso alternativa.
- Empregadores Pessoa Jurídica: e-CNPJ – versão online do CNPJ. Toda empresa que precise recolher FGTS, deve utilizar. Lembrando que mesmo aqueles sem empregados, mas que escolheram utilizar o SEFIP para o recolhimento, devem acessar o Conectividade Social ICP.
- Escritórios contábeis: e-CPF ou e-CNPJ, depende da necessidade do escritório.
No caso da empresa outorgar responsabilidades por meio de procuração eletrônica, seja para escritório contábil ou para funcionário, é necessário que ambas as partes tenham o certificado digital que se enquadre em cada perfil (a empresa e sua contabilidade e a empresa e o seu funcionário).
Com relação aos modelos dos certificados digitais (A1 e A3), a única diferença é mesmo a validade e os produtos que acompanham o serviço. O acesso à Conectividade Social aceita ambos os modelos.
Para mais informações, não deixe de conferir nosso site especial sobre Conectividade Social ICP.
No caso de escritório contábil, o contador responsável tem apenas o e-CPF. Seu cliente o e-CNPJ. O cliente fará uma procuração digital para o CPF do contador responsável ou o escritório contábil terá que adquirir um e-CNPJ também??? Procuração eletronica de PJ para PJ ou PJ para PF????
Responder
admin Reply:
junho 8th, 2011 at 13:19
Jeniffer Susan,
A procuração pode sim ser feita do e-CNPJ da empresa para o e-CPF do contador. Ressaltando que para o acesso à Conectividade Social ICP, é necessário que o e-CPF tenha os dados do PIS/NIS/CEI que podem ser cadastrados em uma agência da Caixa.
Obrigado!
Responder
Olá….estou tentando fazer a procuração, mas ele nao me dá a opção de CPF, somente CNPJ ou CEI.
Preciso validar o meu e-CPF na CEF????
Responder
admin Reply:
junho 9th, 2011 at 10:42
Jeniffer Susan,
Como dito acima, o e-CPF só consegue acesso à Conectividade Social ICP se tiver os dados do PIS/NIS/CEI cadastrados nele, procedimento que pode ser feito uma agência da Caixa.
Obrigado!
Responder
Gostaria de saber:
minha empresa ja tem o certificado icp mais para nota fiscal eu usarei o mesmo certificado para enviar sefip
Responder
admin Reply:
junho 9th, 2011 at 10:39
Willian Tadeu,
O certificado que você tem é a NF-e que é exclusiva para emissão de notas fiscais. Para o acesso à Conectividade Social ICP é preciso adquirir um e-CNPJ ou e-CPF de acordo com a sua necessidade.
Obrigado!
Responder
digo, Bom dia, Todas as pessoas juridicas, independentemente do porte, da opção tributaria vão ter que adquirir um cartão e-CNPJ? Não terão opção de procuração eletronica como faz a receita federal que não obriga o outorgante a ter certificação nos casos de serem optantes do lucro presumido? as do simples a receita federal não exige.
Responder
admin Reply:
junho 15th, 2011 at 10:20
Tobias,
A procuração eletrônica feita para o acesso à Conectividade Social ICP obrigatoriamente tem que ser feita de um certificado digital para outro. Portanto além do contador, a sua empresa também precisa de certificação.
Obrigado!
Responder
Bom dia, tenho CEI, sou contador autonomo, quero adquirir certificado digital pelo correio a1 pessoa física, com este certificado consigo, enviar o sefip dos cnpj que tenho em meu escritório? obrigada.,
Rosangela
Responder
admin Reply:
junho 28th, 2011 at 19:38
Rosangela,
O certificado e-CPF poderá sim acessar o Conectividade Social ICP com a outorga de poderes desses CNPJs, desde que ele tenha vinculado o nº do seu CEI.
Obrigado!
Responder
Bom dia,
Para o acesso à Conectividade Social posso utilizar o certificado e-CNPJ do tipo A1?
Citação (Com relação aos modelos dos certificados digitais (A1 e A3), a única diferença é mesmo a validade e os produtos que acompanham o serviço. O acesso à Conectividade Social aceita ambos os modelos.)
Fiquei em dúvida, porque em um post anterior consta que é válido somente o do Tipo A3 (Smart Card e Token)
Link:http://www.certisignexplica.com.br/novo-conectividade-social-agora-com-certificado-digital-icp-brasil/
Favor responder..
Responder
admin Reply:
junho 16th, 2011 at 15:26
Felipe de Carvalho,
Você tem razão. No post citado em seu comentário consta a informação de que o certificado válido é o A3, mas assim como publicado aqui nesse post, tanto o modelo A1 quanto o A3 são válidos para o acesso. Inclusive, vamos retificar a informação no post do dia 07/02/11.
Obrigado!
Responder
O responável pela empresa tem o e-CPF do qual enviamos todos os documentos para Receita Federal pelo e-CPF dele, tais como DCTF, DACON etc.
Para a conectividade, sendo ele o responsável direto, não pode ser o e-CPF?
Responder
admin Reply:
junho 20th, 2011 at 10:34
Peterson,
Como já dissemos no post acima, pode sim. Porém, o e-CPF só consegue acesso à Conectividade Social ICP se tiver os dados do PIS/NIS/CEI cadastrados nele, procedimento que pode ser feito uma agência da Caixa.
Obrigado!