Atraso na entrega do DIF pode prejudicar arrecadação do município
O primeiro prazo para entrega do Documento de Informações Fiscais – DIF, ano-base 2012, foi 28 de fevereiro. O alto índice de atrasos obrigou a Secretaria da Fazenda do Estado a prorrogar a obrigatoriedade para 8 de março. A data expirou e ainda assim 20,1% das empresas de Araguaína não entregaram o documento. Em Palmas, o índice é de 26%; Gurupi, 22% e Paraíso registrou 23%. Do total de 6.980 contribuintes obrigados a declarar no Tocantins, 1735 não forneceram as informações.
"O repasse do Índice de Participação dos Municípios – IPM depende das informações do DIF. O não envio prejudica o município porque afeta diretamente na arrecadação", explica Ronaldo Dias, diretor da Brasil Price. Desde o último dia 8, a Portaria 124 do Diário Oficial traz a lista dos contribuintes que estão em atraso.
O documento apura informações referentes ao Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços – ICMS que as empresas pagam para o Estado. Os que ainda não declararam terão que pagar uma multa de R$ 1.100,00 e ainda estarão sujeitos a restrições nos serviços da SEFAZ como alteração de cadastro, emissão de Nota Fiscal Avulsa e homologação de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais.
"A entrega do DIF é obrigatória e tem que fazer parte do calendário de atividades das empresas", lembra Ronaldo.
As informações das empresas devem ser declaradas via internet na página http://dif.sefaz.to.gov.br.
Fonte: Reportagem do dia 8 de março do Portal Folha do Bico
Por Ricardo Sottero--

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