Nós empresários estamos sempre preocupados com o ambiente externo para dar rumo aos nossos negócios. Estamos avaliando tendências, mercado, economia, burocracia, qualidade da mão de obra disponível etc.
Porém, o que muitos não sabem, é que o grande vilão das empresas na verdade pode estar dentro dela. Ou seja, no ambiente interno.
Quando o financeiro vai mal, por exemplo, nem sempre podemos culpar o governo, o mercado, ou até mesmo a concorrência, como grandes vilões. Pois estas variáveis já fazem parte do negócio e não podem ser determinantes para o insucesso dos empreendimentos. A empresa precisa ter sucesso independente dos impostos, burocracia e falta de mão de obra.
Ou seja. Quando abrimos uma empresa já sabemos das dificuldades e desafios. Ou pelo menos deveríamos saber muito bem, antes de colocar nossos recursos em risco. E aí que o empreendedor faz a diferença.
É preciso que haja planejamento, organização e informações confiáveis sobre: margens de lucro de cada produto, carga tributaria envolvida, custo máximo com pessoal Etc.
Quais seriam, por exemplo, os indicadores que nortearão nossas decisões? Faturamento por funcionário, percentual máximo de gastos com pessoal, percentual de custo fixo máximo, nível máximo de inadimplência para o setor?
Além disso, exige-se controles e gestão para evitar os desperdícios, perdas/extravios, ineficiência operacional, baixa produtividade, retrabalho, descontrole entre as despesas pessoais e as da empresa (e não só sobre o cafezinho ou despesas fixas naturais e necessárias para cada tipo de atividade, as quais não se tem gestão efetiva).
Cortar custos não é tão simples como pode parecer, por exemplo, ao emitir um relatório de contas a pagar e cortar os maiores valores. Exige visão estratégica e apurada sobre todos os processos da empresa em comparação com as líderes do setor ou outras empresas de outros ramos, cuja eficiência esteja comprovada.
A partir daí, não faz vergonha, adaptar as melhores práticas para a sua empresa e colocá-las em prática.
Outra alternativa que servirá de base, será a capacitação desde os colaboradores, e, principalmente, os líderes, sócios e gestores, para que possa compreender todas essa variáveis e manter-se atualizado.
Então olhemos pra dentro de nossas organizações para buscarmos as melhores soluções pra aumentar a eficiência, qualidade e competência empresarial.
Com isso será mais fácil tentar garantir que seu faturamento se traduza em verdadeiro lucro e não só em mais impostos, duplicatas de fornecedores ou gastos com funcionários.
Bons negócios. E até a próxima!
Ronaldo Dias Oliveira, Empresário Contábil, diretor da Brasil Price Gestão Contábil em Aaguaina-TO.
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Fica com Deus,
Atenciosamente,
P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.
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