Em momentos como este, a melhor coisa a fazer é investir em aumento da produtividade, redução de custos, otimização dos processos e eliminação de perdas, o resultado é o aumento na lucratividade. Mesmo com um faturamento menor as empresas podem aumentar sua lucratividade. Basta para isso fazer um acompanhamento mais forte nos indicadores da empresa, conversar com os colaboradores, fornecedores, buscar sugestões, melhores práticas do seu setor, ver soluções de empresas de outros ramos e investir em consultorias e tecnologia. Veja a matéria que mostra a retração do mercado:
Micro e pequenas empresas têm maior queda de faturamento em 12 meses
No total, as empresas tiveram uma receita de R$ 47,4 bilhões. O setor do comércio puxou a queda, com -16,6%.
"A desaceleração econômica do país tem um peso grande nessa diminuição do faturamento das micro e pequenas", afirma Letícia Aguiar, consultora do Sebrae-SP.
"Mas a retração do comércio também está ligada diretamente à deterioração da confiança do consumidor."
O comércio havia iniciado o ano com alta. Desde março, no entanto, apresentou seis quedas consecutivas.
A indústria, por sua vez, vem recuando desde o ano passado, com alguns incrementos esporádicos.
"Como já apresentou um 2013 fraco, o setor tem registrado quedas mais amenas", diz Aguiar. Em agosto, a retração ficou em 3,5%.
O levantamento mostra ainda que 56% dos empresários acreditam que a situação de seus negócios será mantida nos próximos seis meses.
"Como o desempenho não é positivo desde março, isso significa que eles não esperam grandes resultados."
No mesmo período do ano passado, a parcela dos que apontavam para uma manutenção no nível de atividade da empresa era de 49%.
Em relação à economia brasileira, 51% disseram que não deverá haver mudanças. Pouco mais de 20% afirmaram que deverá haver uma deterioração do cenário. Há um ano, essa parcela não chegava a 15%.
Fonte: Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião sobre esta matéria!