JÁ PAGUEI ISTO TUDO DE IMPOSTO??!!!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Trabalho só para pagar impostos!!!!??? 25 maio dia do respeito ao contribuinte


Empreender com uma alta carga tributária e um tão complexo ordenamento jurídico/Tributario não é tarefa fácil. Exige do empresário o chamado "sangue no olho" para aguentar a pressão psicológica por resultados, caixa apertado e altas obrigações mensais tais como pessoal, aluguel e os famigerados impostos. Mais do que nunca é importantíssimo que o candidato a empreendedor tenha muito claro qual será o ambiente que ele deverá atuar. Pra ver se de fato ele reúne as características indispensáveis para suportar todos esses fatores, além da alta competitvidade, dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, credito dentre outras. 

Tudo isso pode soar pessimista, não é este o intuito. Como costumamos dizer a nossos clientes, "o empresário não deve correr riscos, mas sim, assumir riscos". 

Há uma diferença crucial entre essas duas atitudes. Pois quem corre risco não sabe onde está pisando, e às cegas toca em frente, muitas vezes em direção ao abismo. 

Ja quem assume riscos, visualiza o abismo, reune materiais, profissionais capazes, ferramentas e dinheiro para despesas extras, para assim, poder enfrentar o abismo construindo uma ponte. E já prepara um plano B, para caso essa tarefa seja inviável. Veja abaixo como o empresariado tem sofrido com a elevação da carga tributária: 

Trabalho para pagar impostos

16/05/2015 - 00h00 | Atualizado em 15/05/2015 - 19h29

Em 25 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte com a divulgação de que até o dia 31 brasileiro trabalha só para quitar tributos

Impostômetro: carga tributária trava as empresas, principalmente as micro e pequenas
Impostômetro: carga tributária trava as empresas, principalmente as micro e pequenasFoto: Itaci Batista/Estadão Conteúdo

Até 31 de maio, os brasileiros terão trabalhado 151 dias apenas para pagar tributos federais, estaduais e municipais. Há 20 anos, esse número correspondia a 106 dias, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

De acordo com o Instituto, até o final deste mês, o Brasil arrecadou R$ 691 bilhões em tributos, de acordo com a ferramenta online Impostômetro.

Na avaliação da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), a carga tributária representa um entrave para o desenvolvimento das empresas, principalmente as micro e pequenas.

"Esse é um dos principais fatores que motivam o fechamento de negócios e inviabilizam a abertura de novos, além de gerar consequências como dívidas e sonegação de impostos. É preciso encarar todos esses desafios para que as empresas garantam rentabilidade e se mantenham competitivas", afirma o presidente da Fenacon, Mario Berti.

Como forma de conscientizar sobre a elevada tributação brasileira, a Lei nº 12.325/2010 instituiu 25 de maio como o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. Simbolicamente, a entidade aproveita a data para reforçar a necessidade de ações que incentivem o ambiente de negócios no Brasil.

Fonte: DCI


Ronaldo Dias Oliveira 
Brasil Price

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião sobre esta matéria!