Para especialista, qualidade de produtos ou serviços é o principal indicador de desempenho
Na agonizante sobrevida da empresa, é comum ouvir que a doença responsável pela iminente falência é o déficit de caixa. Para especialistas, no entanto, as dívidas são apenas o tiro de misericórdia. As causas da morte, em geral, são outras.
O diretor-superintendente da TBM Consulting, Carlos Louzada, afirma que há três fatores que podem comprometer a saúde do empreendimento: a perda de qualidade do produto ou serviço, o não-cumprimento de prazos e o aumento de custo.Segundo ele, é preciso monitorar esses pontos e agir imediatamente caso haja o comprometimento de algum deles."O custo [de reparo] é pequeno se detectado no começo. Se for identificado pelo cliente, ele se torna muito maior", avalia.
Para a estilista Mônica Gouveia, 39, a saúde da firma também está vinculada a processos de gestão da informação e de treinamento de mão-de-obra.Em 1994, dois anos depois de ingressar na malharia criada por sua mãe, a Donna Tricot, Gouveia notou algo errado. "No fim do ano, eu me perguntava onde estava o dinheiro."Com a ajuda de um consultor, listou problemas que impediam a firma de crescer. "A empresa não era informatizada. Não havia cadastro de clientes e fornecedores."
Além de elaborar um banco de dados, investiu em um curso técnico para os funcionários.Os resultados das mudanças, indica Gouveia, demoram um pouco a aparecer. "É preciso programar-se a médio prazo."Sem as alterações, a empresária diz acreditar que "já teria fechado a loja" ou que "estaria trabalhando modestamente"."Hoje, tenho um negócio consolidado", comemora Gouveia, acrescentando que, em 2005, investiu na criação de uma segunda marca, a Lully.Castelo de cartasMesmo quando a firma está em ascensão, diz Denise Fleck, professora de estratégia empresarial do Instituto Coppead de Administração, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), os riscos não param de rondar os empresários."É preciso crescer de forma continuada. O crescimento traz oportunidades, mas também a semente da autodestruição."Para fazer o diagnóstico da doença que ataca a empresa, Fleck recomenda: "O empreendedor tem de identificar exatamente onde está errando -e não sair culpando o mercado".
10 MANDAMENTOS
Saiba quais devem ser os principais focos de atenção do empresário para evitar percalços
1) Estudar o ramo de atividade para saber se está saturado ou se há nichos a explorar:
2) Conhecer o mercado consumidor
3) Mapear os fornecedores
4) Fazer levantamentos da concorrência e de produtos ou serviços comercializados por ela
5)Elencar produtos ou serviços que devem ser oferecidos
6) Projetar o volume de produção, vendas ou serviços
7) Verificar a localização da empresa
8) Criar estratégias de marketing
9) Calcular a necessidade de pessoal
10) Elaborar uma análise financeira
Fonte: Folha de são Paulo 11/03/2007.