JÁ PAGUEI ISTO TUDO DE IMPOSTO??!!!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

 


Compartilho com vocês artigo de um amigo que conheci em São Paulo, Gemir Cassan, com dicas importantes para enfrentar tempos de crise:


RECEITA CONTRA A CRISE – 10 DICAS PARA ENFRENTÁ-LA. 

01) – NÃO PERMITA O BAIXO ASTRAL: Em tempos de escassez de clientes não se deve permitir os pessimistas de plantão. Procure diariamente acompanhar o nível de otimismo da equipe e busque alternativas de mante-los esperançosos criando premiações, ofertas especiais, brindes, bonificações. A ordem e aproveitar o máximo, o numero de visitantes, fazendo com que a equipe demonstre o tempo todo que na empresa não existe qualquer crise e que todos fazem parte do Atendimento ao Cliente; 

02) - PADRONIZAÇÃO: Fique atento à padronização desejada, não permita que os colaboradores desviem o foco. Uniformes, crachá, apresentação pessoal, frente de loja, atendimento telefônico, recepção de clientes, higienização dos sanitários, quadros de avisos e tantos outros, devem ser mantidos impecáveis; 

03) – FOCO NO CLIENTE: Acompanhar os passos e comportamentos de todos os tipos de clientes dentro do seu segmento procurando entende-lo; 

04) – ANTECIPAR-SE ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES: Perceber com antecedência o que realmente o cliente procura e definir as alternativas para atendê-lo em todas as suas necessidades. Ter em mente que cada cliente atendido tem que adquirir produtos ou serviços; 

05) – DAR A DEVIDA RETARGUADA: O cliente tem a prioridade no atendimento comercial e operacional. Uma vez a compra realizada o produto deve estar no domicilio do cliente (até) antes dele lá chegar, ou seja, fazer além do prometido e surpreende-lo; 

06) – ESTREITAR OS RELACIONAMENTOS COM OS FORNECEDORES: Rever todos os conceitos das negociações; prazos, preços, estocagem, assistência técnica e técnicas de distribuição; 

07) - DE OLHO NOS ESTOQUES: Avalie com muito critério os estoques, mantendo-os, o mais 
baixo possível. Faça somente as reposições rápidas e confiáveis de produtos vendidos. Troque os níveis de estoques por melhorias nos serviços; 

08) – DEFINA UM CAPITAL DE GIRO: Com os estoques regulados e melhorias em serviços o capital não mais estará empatado e sim a disposição, além de não se ter os terríveis encalhes de produtos, principalmente os sazonais; 

09) – MERCHANDISING E COMUNICAÇÃO: Redobrar a comunicação (sinalização) e fazer uma distribuição eficiente e limpa no show-room de amostras e corredores, de forma que os produtos “falem com os clientes”. E não deixe de investir em tablóides, folhetos com distribuições dentro da sua região de atuação e em folder via comunicação por e-mail (agora é à hora de usar o seu cadastro de clientes); 

10) – ELIMINE QUALQUER TIPO DE PERDA: Reúna a equipe e explique com detalhes as necessidades de se eliminar os tipos de perdas (produtos, uso de equipamentos, impressos, administração de tarefas e o tempo gasto e tantos outros), seja dentro da loja, nos depósitos ou em outros locais da empresa. 

GEMIR CASSAN é Consultor de Gestão, atuando junto à pequena e média empresa. – no comércio, indústria e serviços. Desenvolvendo: Produtos Organizacionais, Programas da Qualidade, Palestras, Cursos e Treinamentos. Site: www.gemircassan.com.br.

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