

Muito profícua a palestra do Prof. Roberto Dias Duarte, na Faculdade Católica Dom Orione, na noite de terça (13/03). De forma objetiva e envolvente ele demonstrou quais os cenários, riscos e oportunidades que advém do projeto SPED. O tema foi conduzido com energia e otimismo.
O professor Roberto ressaltou que, tem de haver o envolvimento de todas as pessoas na empresa. Segundo Roberto, o empresário tem que dar o exemplo, como líder e condutor de sua empresa, para que os colaboradoras possam entender e ter exatamente quais as consequências dos atos ou omissões de cada um ao fazer as operações de vendas, compras , movimentações de estoque , financeiro etc.
Também houve um debate muito produtivo entre os representantes do CRC, ACIARA, Associação de Contabilistas, SEBRAE, empresas de Informática, fisco estadual e o palestrante da noite.
Foram discutidos temas polêmicos como:
Como resolver o problema dos estoques errados (trazidos ao longo de vários anos);
Como as empresas podem fazer para conseguir, apesar dos altos custos de implantação do SPED, manter a sua lucratividade;
Como e qual o papel do contador neste processo;
Quais as dificuldades das empresas de software para lidarem com essas mudanças e obstáculos na gestão;
Ficou claro que é necessário aos empreendedores buscarem cada vez mais o conhecimento e que somente pela gestão eficaz é que se conseguirá obter o retorno necessário às atividades empresariais.
Inclusive, levando em conta que custos, quando não suportados pelas empresas, e se o mercado assim o permitir, fatalmente deverão ser repassados aos preços pra manter a lucratividade. Caso o mercado não comporte este aumento há que se ter muita criatividade e inovação para reduzir custos empresariais e obter lucratividade. Não há formulas magicas, segundo Duarte.
Não basta ser empreendedor, tem que participar.
Ainda foi recitado um "mantra" pelo professor, que a platéia logo aprendeu: "DANFE É DANFE, NOTA É NOTA". Ou seja, a nota eletrônica só existe na forma digital e o danfe só serve para ser conferido com o documento eletrônico. Que, inclusive pode ser, é muitas vezes é, adulterado pelo fornecedor e o empresário acaba trazendo um enorme problema caso aceite-o sem a devida conferencia. Pois estaria comprando por meio de documento falso (inidôneo).
Esta foi uma Ação da Associação dos contabilistas de Araguaina, que por meio do Projeto Contadores de Araguaina do Sebrae, núcleo empreender, e parceria com CRC, ACIARA e FACIET, além de outros parceiros, já trouxeram conhecimentos sobre SPED E IFRS (novas normas contábeis), a mais de 800 participantes, entre empresários, contabilistas e colaboradores de seus clientes.
Estão previstas muitas outras ações nos próximos 3 anos. Trazendo mais informação e conhecimento para melhor preparar nossas empresas pra este mercado cada vez mais competitivo.
Desde já agradecemos a todos os empresários, contabilistas e parceiros pelo apoio e envolvimento neste evento de sucesso.
Segue link pra baixar os slides da apresentação : http://www.robertodiasduarte.com.br/wp-content/uploads/downloads/2012/03/SpedVisaoEmpreendedora-20022012b.pdf
Ronaldo Dias Oliveira
Associação dos Contabilistas de Araguaina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião sobre esta matéria!