Você acha que pegar o preço de custo e multiplicar por 2 você estará ganhando 100%? Mesmo que não haja assim, esta questão requer muita atenção.Abaixo um excelente artigo de um consultor, que descobri na interet por acaso, e que servirá muito para que você empresário possa avaliar muito bem sua política de preços e de margem de lucro adotadas para ter sucesso no seu negócio. O Site é muito bom, inclusive tendo vários artigos bem práticos.
Até a próxima.
Ronaldo.
Brasil Price
Posso vender produtos e serviços abaixo do custo?
Por: Jorge Luiz da Rocha PereiraEsta é uma pergunta, que pelo menos uma vez por semana, um empresário me faz.
Puxe seu Notebook para mais perto.
Vamos conversar sobre o assunto.
Resposta.
Depende da proposta, se for uma questão de sobrevivência, através de um plano de estratégia comercial, estruturada e acompanhada de perto, tudo bem, mas se for uma forma de captar mais dinheiro, cuidado, este caminho é de alto risco e de baixa taxa de sobrevivência.
Lembrem-se, produtos ou serviços vendidos abaixo da linha positiva do lucro, significa que a empresa está dando dinheiro para seus clientes, ou queimando recursos, que podem fazer falta em outros momentos.
Se apesar dos avisos o empresário está determinado a seguir com a idéia, vou apresentar a forma para ele seguir, mas antes é necessário conhecer o negócio e os processos administrativos, comerciais e financeiros detalhadamente, e obviamente, as informações que integram a elaboração dos custos e a própria formação dos preços de venda, mas sempre existe a possibilidade do multiplicador mágico 2.
Explicação: custo x 2 = preço de venda. Esta lenda macabra transparece o ganho suposto de 100%. É a administração nas trevas.
O procedimento correto, do caminho da vitória, como sempre, é bem mais complicado e trabalhoso, exige sabedoria e persistência.
Neste caminho árduo, existem diversas variáveis envolvidas, para possibilitar a resposta correta, muitas delas não sofrem qualquer tipo de influência da gestão do negócio, porém outras são diretamente ligadas às ações administrativas.
Primeiramente é preciso saber com exatidão qual é o preço de venda com margem zero e ancorado a isto reconhecer o preço abaixo do custo.
Se eu solicitar as informações ao empresário, muito provavelmente ele não terá boa parte delas, mas depois de algumas explicações e demonstrações ele deve conseguir trazer, após 30 dias, os seguintes dados mensais:
- Custos fixos = R$ 6.250,00
- Faturamento = R$ 25.000,00
- Custo de compra do produto = R$ 45,00
- Preço de venda praticado = R$ 69,00
- Impostos = 4%
- Comissão = 3%
- Margem Lucro = esta informação ele não tem a mínima idéia mesmo!
- % do custo fixo em relação ao faturamento = 25% ou 0,25
- Preço de Venda com margem de lucro zero = R$ 66,18
PV=45,00 X 1,4706 = R$ 66,18, ou seja, para obtermos 3% de margem de lucro, temos que acrescentar 47% sobre o custo do item.
Portanto, para o PV de R$ 69,00 a margem de lucro é de aproximadamente 3%, ou seja, a empresa não está vendendo abaixo do custo, porém se vender com cartão de crédito, a margem de 3% desaparece com o juro da administradora do cartão, e o preço acaba ficando abaixo dos custos.
Porém se o gestor resolver vender a R$ 65,00, para supostamente conquistar os clientes, aí sim o caminho do brejo abre-se em uma auto-estrada, pois quanto mais vender deste produto, maior será o prejuízo acumulado, e se pensar em compensar com a venda de outros produtos, com margem maior, o problema tem grande chance de piorar, pois vendas casadas dificilmente são aceitas no mercado.
Fonte: http://consultorindividual.wordpress.com/2010/04/22/posso-vender-produtos-e-servicos-abaixo-do-custo/
http://consultorindividual.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião sobre esta matéria!