Nestes mais de 20 anos convivendo, em consultorias e outros trabalhos, com empresários de todos os tamanhos e ramos de atividade, tenho visto que muitos crescem comercialmente, porém nem sempre, conseguem se estruturar administrativamente na mesma proporção.
Isso causa um problema enorme : pois o ritmo e tamanho da empresa, não suportam mais uma forma rudimentar de administração, nem a falta de uma equipe capaz de fazer o negócio ter a agilidade necessária nos tempos atuais. Podendo acarretar : letargia, desperdícios, altos custos, descontrole etc.
Afinal o empresário não é Deus! Onipresente e onisciente de tudo. Precisa trabalhar A empresa e não simplesmente trabalhar Na empresa.
A diferença é que, se trabalha A empresa, ele a vê de forma estratégica, e quando trabalha NA empresa, sua visão é meramente operacional. Acaba fazendo o papel de bombeiro, apagando incêndios pontuais do dia a dia.
Tenho repetidamente dito uma frase, para os empreendedores: Na complexidade do ambiente de negocio de hoje, não basta mais ser só comerciante ou bom vendedor. É condição imprescindível, ser gestor.
Isso é fácil ? Absolutamente não. Mas é pre requisito para quem quer empreender.
Como poderão ver na pesquisa abaixo, 75% dos brasileiros querem abrir seu próprio negócio. Será que estão realmente conscientes de todos os riscos e qualificações inerentes a este ato ?
Ja conseguiram vencer o analfabetismo fiscal (veja posts anteriores sobre essa expressão criada por Luiz Martins da Silva) ? Já ouviram falar de carga tributaria ? Indicadores de desempenho de negócio? Gestão de fluxo de caixa ? Ganho de escala ? Logística reversa ? ERP, CRM, SPED, Marketing 2.0? Para ficar apenas em parcas siglas e termos do dia a dia de um empresário?
Não quero com isso desestimular ninguém a abrir seu próprio negocio. Mas, se quer empreender, prepare-se muito bem!! Pois é um investimento de alto risco e que exige muito sacrifício , esforço e resiliência. Pra ser empresário no Brasil, "Tem que ter, sangue no olho!", como diz a expressão popular.
Mas vale a pena? É claro que vale. Basta preparo e disciplina. Sonhe, prepare-se e Boa sorte. Ate a próxima.
Ps: aqui esta a pesquisa da endeavor a que me refiro : http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/estrategia-crescimento/cenarios-e-tendencias/brasileiro-tem-visao-positiva-dos-empreendedores?utm_source=Akna&utm_medium=Disparo&utm_term=01.03.2013&utm_content=Conteudo&utm_campaign=Conteudo_01.03.2013
Ronaldo Dias Oliveira é consultor, contador, e empresário contábil em Araguaina-To.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião sobre esta matéria!