JÁ PAGUEI ISTO TUDO DE IMPOSTO??!!!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Um mar de papéis e a armadilha burocrática para as vendas online



A vida do empreendedor e micro empreendedor no Brasil já não é das mais fáceis. Empresas existem para atender a necessidade das pessoas, deixá-las satisfeitas com o negócio feito, com o produto ou serviço recebido. É assim ou se perde o cliente. O cliente por sua vez não se importa com todos os trâmites legais que uma empresa precisa fazer para disponibilizar o produto na estante, seja física ou virtual. Ele quer rapidez, e tudo isso a um valor módico, é claro.

Mas como não poderia faltar, existe a burocracia por trás de cada produto, de cada serviço, de cada negócio sendo feito em todo o país, "seja por controle interno ou requerimento do governo". É preciso poupar tempo e usá-lo em atividades altamente produtivas, criação de novos produtos, gerenciamento de pessoal, especialização no atendimento ou aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. Tudo isso tem como foco o resultado final, a satisfação completa do cliente. Isso é possível? Sim e não. É preciso sempre trabalhar para contornar os problemas e apresentar a melhor solução possível, o 100% de satisfação é uma meta a ser alcançada.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) era cobrado de uma maneira até o final de 2015. A partir de 2016, essa cobrança começou a ser feita de forma diferente. Segue, abaixo, um exemplo prático de como era feita e como está a cobrança do ICMS atualmente.

Para o exemplo, é feita a simulação de uma venda para o Estado do Rio de Janeiro, considerando que o Estado de origem é do Rio Grande do Sul.

Os passos são difíceis de seguir, e este é exatamente o ponto. Peço que você faça um esforço para entender a burocracia criada e que todas as lojas online do país já são obrigadas seguir, em cada uma das suas vendas.

Antes de 2016:

1- Gerar a nota fiscal eletrônica.

2- Imprimir duas vias da nota fiscal.

3- Adicionar uma via junto ao produto.

4- Enviar o produto.

5- Pagar a guia do imposto SIMPLES no final do mês.

Em 2016:

1- Gerar a nota fiscal eletrônica.

2- Imprimir duas vias da nota fiscal.

3- Checar a tabela de alíquota de ICMS, de acordo com o seu Estado e o do cliente.

4- Calcular a diferença da alíquota interna e a alíquota interestadual entre os dois Estados. No caso de uma venda do RS ao RJ, a alíquota interna é de 19% e a interestadual é de 12%. Ou seja, o valor da diferença de ICMS é de 7%.

5- Dividir esta diferença de 7% em duas partes: 40% dela fica para o Estado do cliente e 60% para o de origem.

6- Entrar no site do SEFAZ e emitir a guia para pagamento dos 40% dos 7% que vai para o Estado do RJ. Este site varia de acordo com o Estado do cliente e os campos a serem digitados também mudam. Digitar as informações da sua empresa e da venda manualmente para emitir o GNRE — Guia Nacional de Tributos Interestaduais.

7- Imprimir a guia do GNRE.

8- Pagar a guia do GNRE.

9- Imprimir o comprovante de pagamento do GNRE.

10- Juntar a nota fiscal, a GNRE emitida e paga, assim como o comprovante de pagamento e coloque-os junto ao produto.

11- Enviar o produto ao cliente.

12- Pagar a guia do imposto SIMPLES no final do mês.

Todo o processo foi complicado e o empresariado do comercio eletrônico está fadado a se afogar em um mar de papéis e burocracia. Perde o empreendedor, perde o cliente. Agora falta tempo para todas as atividades que anteriormente eram feitas para a especialização da empresa. Não há mais tempo para atividades altamente produtivas, criação de novos produtos, gerenciamento de pessoal, especialização no atendimento ou aperfeiçoamento dos serviços oferecidos. O tempo é agora um inimigo e o cliente não se importa com essas novas definições burocráticas. O cliente quer o mesmo atendimento pontual, a mesma rapidez de entrega, os mesmos valores.

Fonte: https://medium.com (Informações retiradas do texto: Como a mudança do ICMS afetou profundamente nosso negócio de e-commerce)

Imagem: http://byteabyte.com.br/


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